Realizações e mudanças? Consulte sempre um profissional

Quando chegamos a esse período do ano é natural para as pessoas repensar sobre tudo que aconteceu, fazer promessas de mudanças, tomar decisões para uma vida mais saudável e até mesmo com alterações radicais em seus estilos de vida, relacionamentos, etc.

Mas o que isso teria a ver com o Direito?

Muito!!! Muito mais do que mudar, tomar decisões pode gerar inúmeras responsabilidades e a análise jurídica entra aí. Durante um bate papo no carro, num dia desses, meu filho me perguntou: “pai você é advogado igual aqueles da novela?”

Muitas vezes essa é a dúvida do público, afinal, eles cuidam de tudo. Seriam talvez o verdadeiro modelo de advogado “da família”, mas tornam-se personagens até certo ponto “clichês” pois é praticamente impossível, nos dias de hoje, alguém atuar em todas as áreas e ser praticamente o único em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Trouxe essa questão para esse último artigo do ano por um simples motivo: as novelas dão um valor ao advogado que muitos acabam fazendo piada, mas é o valor que todos deveriam dar. Quantos contratos as pessoas assinam sem ler? Quantos negócios são feitos sem ser pensar nos efeitos que virão por consequência?

Ah! Mas eu não faço nada!

Faz sim, desde o aceite em um novo aplicativo do seu celular, passando pela compra de um pacote para a viagem de férias, a aquisição de um imóvel, a contratação de um financiamento para colocar suas “dívidas” em dia, até a escolha de um regime de bens no casamento “prometido” para o próximo ano, atos e negócios jurídicos surgem e o auxílio de um profissional antes é muito melhor e menos oneroso do que uma demanda futura.

Pense nisso! E no próximo ano realize muito, faça acontecer, mas sempre com a orientação de um advogado!

Nos vemos em 2023! Um excelente ano para todos!