Quando iniciamos um projeto, seja empresarial, seja político ou até mesmo voluntário, a primeira coisa a se pensar é nas pessoas que caminharão juntas.
A formação de uma equipe é primordial para o sucesso e, principalmente, a forma como será montada. O cabeça, ou cabeças, normalmente é aquele que inicia, muitas vezes sozinho, essa caminhada. Idealizador, eleito ou aquele que viu a oportunidade e a agarrou.
E quem deve vir na sequência?
Aqueles que serão primordiais. Um bom conselheiro, ou conselho, um primeiro ministro, instrutor, secretário executivo. Se levarmos estritamente para as organizações empresariais, lembramos dos famosos organogramas e os elaboramos sempre do pico da pirâmide para baixo.
Um bom exército é aquele que tem seu líder e comandante à frente levando confiança, firmeza e mostrando que está ali ao lado. Pode ser o primeiro a ser derrubado, mas estará liderando e protegendo sua tropa.
Assim deve ser em todas as organizações. Ter uma equipe eficiente e eficaz, concisa e que trabalha em conjunto é um excelente caminho para o sucesso!