Mundo Digital

Fake News, criptomoedas, redes sociais e muito mais. Essas palavras e termos passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia há algum tempo e aí surgem questionamentos sobre limites e o direito das pessoas em relação ao mundo digital.

Quando pensamos em nossas vidas sem a presença de todas as inovações e mudanças que aconteceram em poucos anos não conseguimos sequer imaginar o que seria de nós.

As consequências, porém, não podem ser ignoradas e se falarmos em patrimônios e direitos, então nem se fale. Uma página ou um perfil de instagram são altamente valiosos para quem as utiliza de forma positiva e empreendedora. Atualmente o valor de alguns perfis é infinitamente maior do que bens móveis e imóveis. Perfis com milhares ou milhões de seguidores tornam-se objeto de disputa ou de negócios altamente rentáveis. Casos famosos são o que não falta.

Termos jurídicos também nasceram aos montes nessa nova era de desenvolvimento tecnológico. Herança digital, LGPD, direito digital, cyberbullying entre outros viraram parte da nossa rotina diária. Google, whats app, perfis em redes sociais se transformaram nas maiores fontes de pesquisas em todos os sentidos, inclusive para “constatar” se uma pessoa está falando a verdade.

Enfim, o mundo mudou! As relações pessoais mudaram, a inteligência artificial é uma realidade e cabe a nós estarmos em sintonia com essa nova era para que possamos seguir sempre em frente.